Junho Violeta: mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa

Entre as campanhas deste mês, há o "Junho Violeta", que é um ciclo criado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, com o intuito de conscientizar a população sobre a relevância de combater a violência cometida contra os idosos. Além disso, o dia 15 de junho foi reconhecido pela instituição como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define as situações de violência contra pessoas mais velhas como ações que prejudicam a integridade física e emocional da pessoa, impedindo ou anulando seu papel social.

Promovendo a temática, a Câmara Municipal aprovou, em 2021, o Projeto de Lei nº 40/2021, que visa desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população de Mongaguá sobre todos os tipos de violência contra as pessoas idosas, de autoria do vereador Sérgio Silvestre Rodrigues, o Guinho (Republicanos). A data, foi sancionada pelo Poder Executivo e passou a fazer parte do calendário oficial da cidade.

Violência contra idosos

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias de violência cometida contra pessoas idosas, que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos como violência física, psicológica, negligência e exploração financeira ou material.

Canais de denúncias

Caso uma pessoa idosa seja vítima de violência, ela própria ou quem tiver conhecimento das violações, pode telefonar para o Disque 100. O usuário não precisa se identificar. O serviço é gratuito, sigiloso e opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados.

Publicado em: 15 de junho de 2023

Publicado por: Comunicação | Câmara Municipal