História da Cidade

MONGAGUÁ é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista. A população recenseada em 2022 era de 61.951 habitantes e a área é de 142,755 km², o que resulta numa densidade demográfica de 433,97hab/km².

Gentílico: Mongaguano ou Mongaguaense

 

História

Tornou-se município, emancipando-se de Itanhaém através dos seguintes processos:

- PLEBISCITO: 7 dezembro de 1958;

- LEI ESTADUAL 5121 de 31 de dezembro de 1958, que estabeleceu novo quadro territorial administrativo;

- LEI ESTADUAL 5285 de 18 de fevereiro de 1958, que manteve o novo quadro territorial administrativo.

Ficou estabelecido como aniversário de Mongaguá, a data do plebiscito, como entendimento que a vontade popular foi determinante para a emancipação do município. Portanto: dia 7 de dezembro de 1958.

 

Nome Histórico

 

No século XVI, os primeiros habitantes de Mongaguá foram os índios Tupi-Guarani que habitavam em suas tendas às margens dos rios Mongaguá e Iguapeú, onde a pescaria era farta. O nome de Mongaguá foi dado pelos índios, que quer dizer: "Água Pegajosa". Mongaguá já teve outros nomes como: Terra dos Santos dos Milagres e Terra dos Padres.

O ano de 1913 foi determinante para a criação e desenvolvimento da Vila de Mongaguá, pois Fernando Arens Jr. criou a Companhia Melhoramentos de Praia Grande, que planejou o futuro município, e também a chegada da ferrovia e criação da Estação Ferroviária, onde a vila cresceu ao redor. 

 

Estância Balneária

 

Mongaguá é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual de 6 de dezembro de 1977.

A Lei Estadual n° 1.482/77 concede a Mongaguá o título de "Estância Balneária". Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. O nome do município origina-se da denominação dada pelos indígenas que na região viviam e batizaram o local de Mongaguá - que em tupi significa “Águas Pegajosas”. Pela proximidade da Serra do Mar junto ao Oceano Atlântico, a cidade registrava grande quantidade de chuvas. 

 

Dados do Censo - 2022

População total: 61.951 habitantes

Crescimento de 33,82 % em relação ao censo de 2010

Densidade demográfica (hab./km²): 433,97

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,754

PIP per capita  R$  21.139,41

 

Livro de Posse

Em sete de dezembro de 1959, foi realizado o plebiscito para a emancipação de Mongaguá. Assim, o desejo da população foi alcançado com uma votação e o plebiscito foi aprovado. Em 31 de dezembro de 1959, o então governador de São Paulo, Jânio Quadros, assinou a Lei e Mongaguá foi elevada à categoria de município. A data do aniversário de Mongaguá passou a ser comemorada no dia em foi realizado o plebiscito.


Após esse ato, Mongaguá tem o seu livro de posse, que contém registros e assinaturas das posses de Vereadores e Prefeitos ao longo desses anos. Para acessar o livro, bastar clicar: https://bit.ly/3mh3RKI.


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte