No dia 14 de junho comemora-se o dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, dependendo do quadro clínico do paciente.
Quem pode doar
A princípio, os voluntários a doação de sangue, passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação, pois devem estar em boas condições de saúde.
Pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem se candidatar como voluntário, porém a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização.
Campanha na Cidade
Em 2021, foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei, de autoria do
Vereador Sergio Silvestre Rodrigues, o Guinho, que institui a campanha Junho Vermelho. O projeto foi criado para conscientizar, sensibilizar a população por meio de ações educativas e informativas, palestras, entre outros para ressaltar a importância da doação de sangue.
Seja um doador, salve vidas!