Setembro amarelo: “Se precisar, peça ajuda!”


Visualize fotos

A campanha recebeu notoriedade e foi colocada no calendário nacional em 2013. E, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa linda campanha. Em 2023, o Setembro Amarelo traz como lema “Se precisar, peça ajuda!”.

​O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Conforme a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

 Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão à contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. 

 Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.


 Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida é reconhecido, desde a década de 70, como Utilidade Pública Federal. É uma organização filantrópica, sem fins lucrativos, que busca dar apoio emocional e prevenção do suicídio para quem precisa. Desde 2015 é possível entrar em contato com o CVV por meio do telefone, gratuitamente. Basta ligar para 188.

 O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo. Também é possível acessar o chat online, enviar um e-mail ou ir a um dos postos de atendimento físico.

 

Fonte: site Setembro Amarelo




Publicado por: Comunicação | Câmara Municipal