Câmara define comissões permanentes para o biênio 2019-2020

Visualize fotos

A primeira Sessão Ordinária de 2019 da Câmara de Vereadores de Mongaguá, realizada em 4 de fevereiro de 2019, foi marcada pela apresentação de diversos trabalhos dos legisladores.

Por se tratar da primeira reunião do ano, os vereadores realizaram a votação que definiu a composição das Comissões Permanentes da Casa. Veja abaixo como ficou cada comissão:

Comissão de Justiça e Redação.

Tubarão - presidente

Luciano Lara

Ari Operária

Comissão de Finanças e Orçamentos.

Ari Operária - presidente

Luciano Lara

Tubarão

Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas.

Prof. Alex - presidente

Rodrigo Casa Branca

Léo

Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Turismo.

Prof. Alex - presidente

Léo

Comissão de Metropolização.

Cláudio Arena - presidente

Baianinho

Zé Pedro

Comissão de Meio Ambiente.

Baianinho - presidente

Guinho

Ordem do Dia - Na segunda parte da sessão, os vereadores discutiram e aprovaram, em primeira discussão, a alteração do horário das reuniões legislativas. A maioria definiu que as sessões serão às segundas-feiras, 10 horas. Na justificativa do Projeto de Resolução, de autoria da Mesa Diretora, foram destacados os motivos da medida:

- Garantir a presença de todos os funcionários do legislativo, facilitando o trabalho durante a sessão.

- Reduzir gastos com horas extras e outros pagamentos adicionais.

- Garantir a consulta a todos os órgãos da prefeitura, se for o caso, sobre as propostas em discussão.

- Liberar o período noturno para o trabalho dos vereadores.

- Garantir a segurança da população, já que é necessário deslocar contingente de policiais para que os trabalhos legislativos transcorram normalmente. Isso permite que as forças de segurança fiquem em suas atividades normais, coibindo crimes e delitos nos bairros, atendendo a comunidade.

- Evitar que a prorrogação das sessões afete as pessoas que queiram acompanhar os trabalhos até o final, já que é comum que os cidadãos deixem o plenário quando ocorrem reuniões que se prolonguem no período noturno.

- Facilitar o trabalho dos órgãos de imprensa, que poderão acompanhar as sessões antes do fechamento das pautas/matérias e também permite aos jornalistas solicitar detalhes e opiniões para complementar a divulgação de informações, praticamente em tempo real, levando as informações à sociedade em menor tempo.

- Permitir que os alunos das unidades escolares possam visitar as dependências da Câmara durante o período de estudos. Inclusive, as sessões poderão ser acompanhadas por crianças e jovens, se for o caso, por meio de projetos escolares.

- Todas as sessões são transmitidas online, nas redes sociais da Câmara de Mongaguá, no Youtube e Facebook.

As sessões legislativas ocorrem às segunda-feira, a partir das 19 horas, na sede da Câmara, localizada na Avenida São Paulo, 3324, Vera Cruz.